quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alunas

Iana Duarte n° 14
Alexandra Pantoja n° 2
Bruna Thayna n° 5
Izabela Maximiliano n° 16
Ângela Larissa n° 3 
            
      1°3



Folclore , brincadeiras , cantigas tradicionais



O povo brasileiro é produto, em princípio de três raças: branca, negra e indígena. Os costumes desses povos eram diversos e de sua mescla, de sua fusão resultou nossa cultura. E, a cultura popular brasileira é uma das mais belas do mundo. Pena que, como país subdesenvolvido que éramos, estávamos sujeitos a influências dos países mais desenvolvidos. Aceitar nosso folclore passou a ser até mesmo motivo de mau gosto.
O Brasil descobre a si próprio e, a cada dia, nos empenhamos mais em ocupar o merecido lugar entre as principais nações do mundo.
Aos jovens cabe descobrir o folclore. A eles cabe sentir orgulho em cantar nossas músicas, dançar nossas danças, em soerguer nosso artesanato.

Festas populares


CARNAVAL : É maior manifestação da cultura popular brasileira ao lado do futebol. É um misto folguedo, festa e espetáculo que envolve arte e folclore. Surgiu com o entrudo, trazido ao Brasil pelos portugueses no século XVII que era uma forma agressiva de brincar.  Entrudo é o nome do recipiente de cera que continha água de cheiro nem sempre agradável que as pessoas jogavam umas nas outras que às vezes eram misturadas com farinha ou cal. Com o passar dos anos, a água foi substituída pela serpentina, o confete e durante algum tempo, pelo lança-perfume proibido desde a década de 1960, mas algumas cidades brasileiras ainda mantêm a tradição desses banhos. Com o tempo o povo se organizou das mais diversas formas para brincar o carnaval. Surgem os CORDÕES, os RANCHOS, os BLOCOS, os GRANDES CLUBES OU GRANDES SOCIEDADES CARNAVALESCAS, os CLUBES DE FREVO, as BANDAS, os TRIOS ELÉTRICOS, os AFOXÉS E as ESCOLAS DE SAMBA.
        Em Recife e Olinda, cidades de Pernambuco, também há o predomínio do carnaval de rua. Existem grupos organizados que dançam o Maracatu, manifestação típica da região, mas a principal contribuição pernambucana para o carnaval é o frevo uma dança popular com música ligeira, freneticamente executada e barulhenta que dá a idéia de fervura e que ainda dançado por multidões pelas ruas da cidade. O frevo surgiu das acrobacias e habilidade dos capoeiristas em camuflar seus golpes em passos para intimidar os grupos inimigos.
        Geralmente é caracterizada pela individualidade na exibição dos passos. Os principais passos são: dobradiça, tesoura, ferrolho, parafuso e pernadas. Os mais famosos grupos de frevo são o Pás Douradas e o Vassourinhas.

Dança

Frevo: Dança e música do carnaval em Recife, de rítmo agitado e impetuoso, cujos numerosos participantes(passistas), vestidos com fantasias típicas e agitando no ar pequenos guarda-chuvas coloridos, executam coreografia individual, singularizada por ágil movimento de pernas que se dobram e estiram freneticamente. A sombrinha usada pelos pernambucanos durante o frevo, era usada pelos escravos, que utilizavam bengalas de madeira, para atacar, se defender. As pernadas, o giro, a tesoura, etc. existe na capoeira, só que no frevo é utilizado em rítmo acelerado.


Capoeira: Tudo leva a crer que a capoeira, um misto de dança e luta, tenha sido criada e desenvolvida no Brasil pelos escravos e seus descendentes, como meio de defesa, com base em tradições africanas, pois as referências populares e de estudiosos sempre mencionam as capoeiras de Angola e Regional.
Os instrumentos utilizados na capoeira são: berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco. O berimbau é o mais importante deles, pela sua originalidade e por dirigir o ritmo da luta. Existem vários toques, cada um com sua finalidade.

Cantiga
           
As cantigas de roda,  também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação das crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, com coreografias. São muito execultados em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

   Como :

                                                 
Caranguejo 
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!


            Capelinha de melão  
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João!  

Música

 

A música folclórica é conservada na alma do povo e foi aceita porque teve afinidade espontânea com seu sentir, pensar, agir, e reagir. Nasceu do povo e é para ele que se destina.
A música folclórica pode ou não ter autor conhecido. Ela participa das emoções de cada indivíduo e do senso de coletivo. Ela está vivamente presente e pode ser facilmente observada em jogos infantis, nos folguedos nos cantos ritualísticos, nos ritos de morte, nas danças e nos bailados. Música Folclórica, de alegria ou dor, manifesta-se em tudo que se canta.
 É uma provocação em forma de diálogo cantado e popular. Veja algumas estrofes como exemplo entre os cantadores repentistas, com um querendo levar maior vantagem sobre o outro para divertir e animar o público.
 
Sebastião quando canta
O padre deixa a igreja,
O valentão deixa as armas
Por mais valente que seja,
Os namorados se alegram
Corre a noiva abraça e beija
 
Sebastião quando canta
O mundo suspira e geme
O oceano agita
Corre o vapor perde o leme
Depressa se forma o tempo
Cai curisco, a terra treme.
Brinqueidos e brincadeiras

 

Grande parte do hoje consideramos brinquedos cumpriu em tempos passados uma outra função relacionada a alguma prática adulta.
Os gregos, por exemplo, aproximavam-se dos seus deuses fazendo o uso dos balanços.
A pipa, pandorga, papagaio ou quadro que ainda hoje são empinadas, têm seus primeiros registros na China, há mais de dois mil anos. Algumas traziam flautas de bambu presas à cauda que sob a ação do vento produzia sons que eram considerados o sopro musical dos deuses. Com formas de animais simbolizavam a fertilidade serviam para desejar sorte e felicidade.
O pião foi utilizado na Inglaterra para expulsar os maus espíritos, nos rituais exorcistas da antiga igreja, devido ao se frenético movimento giratório.
A boneca, então, possui tantas histórias que merece publicações especializadas.  Na Grécia, por exemplo, um morto não deveria ser enterrado sem a companhia da família, esta então passou a ser simbolizada por bonecos. Outros povos, por exemplo, utilizavam a boneca pendura no pescoço de grávida, pois, isto permitiria informações sobre o sexo da criança. Com o tempo, foi perdendo seus valores sagrados, e passou a ser usada como enfeite até que, finalmente, se transformou em brinquedo.
Na idade Média, os brinquedos e as brincadeiras eram praticados por adultos e crianças, consideradas na época adultos em miniatura. Só a partir do século XVIII, com as transformações da sociedade a criança passa a desempenhar o seu devido papel no meio social. Surge o faz de conta, que aliado ao fato de as crianças poderem transformar objetos em outras coisas afastando-os de sua função original faz o brinquedo evoluir no sentido a atender suas novas necessidades. 

Exemplos de brinquedos e brincadeiras.

Pião
Objeto de madeira tendo na sua extremidade superior um pequeno suporte para se prender a fieira e na inferior um prego. O pião tem outros nomes como finca, ferro, carrapeta, pinhão. É um jogo muito antigo em que o importante é fazê-lo girar próximo a uma marca feita no chão. É um jogo que requer perícia e é um bom exercício para corpo e mente.

Bola
É um objeto, geralmente esférico, para ser atirado, batido, chutado, empurrado, carregado, rolado ou arremessado, dependendo do jogo em que está sendo usado.

Amarelinha





























 
A amarelinha é jogada nos estados Unidos, Rússia, China e Birmânia. O traçado do jogo tem semelhança com os templos antigos. Marelle para os franceses, academia para os portugueses, jogos de odre para os romanos e rayuella para os espanhóis, no Brasil ela recebe outros nomes como maré, pé-pé, sapata e avião.
Consta de um desenho no chão, de quadrados seguidos, tendo as palavras céu e inferno em lados oposto e o objetivo e sair do inferno e chegar ao céu sem desrespeitar as regras (errar o pulo ou pisar nas linhas) .

 

Cultura e educação entre os índios brasileiros

Cultura 


- O povo brasileiro é produto, em princípio de três raças: branca, negra e indígena. Os costumes desses povos eram diversos e de sua mescla, de sua fusão resultou nossa cultura. E, a cultura popular brasileira é uma das mais belas do mundo. Pena que, como país subdesenvolvido que éramos, estávamos sujeitos a influências dos países mais desenvolvidos.
- Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muitos tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.

- Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé  que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.

 - Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc.

- A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza

- Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza.

- Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do país.

* Felizmente, muitos dos aspectos culturais ainda fazem parte da vida de muitos povos indígenas brasileiros que resistiram até hoje às influências da cultura dos brancos.



Educação


    A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa vasta população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneas entre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis. Geralmente, o acesso às informações sobre essas populações são bastante restritas. A falta de fontes escritas e o próprio processo de dizimação dessas culturas acabaram limitando as possibilidades de estudo das mesmas. Em geral, o maior contato desenvolvido entre índios e europeus aconteceu nas faixas litorâneas do nosso território, onde predominam os povos indígenas pertencentes ao grupo tupi-guarani. Apesar das várias generalizações, relatos do século XVI esclarecem alguns hábitos desse povo.